EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO ACADÊMICO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL DA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE- MS – 2018 

O Chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Everton Floriano Pancini e o Coordenador do Estágio Acadêmico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande, Herbert de Abreu Cavalcanti, no uso de suas atribuições legais, TORNAM PÚBLICO o presente edital, para seleção de candidatos ao Programa de Estágio Acadêmico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande – MS, ano 2018.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Serão ofertadas (5) cinco vagas para acadêmicos que cursarão em 2018 o últimos semestres do curso de Odontologia, dependendo da grade de cada instituição de ensino superior.

1.2 Acadêmicos de outros semestres do curso de Odontologia que realizarem a prova serão enquadrados na categoria de treineiro, e não concorrerão as vagas.  

2- DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

2.1 O estágio acadêmico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial terá duração de 08 meses, iniciando dia 01 de março de 2018 e encerrando dia 01 de dezembro de 2018.

2.2  A carga horária será de 12 horas semanais, totalizando 384 horas.

2.3 Os acadêmicos acompanharão atividades ambulatoriais, atendimento em pronto socorro, procedimentos em centro cirúrgico e aulas teóricas inerentes ao programa de estágio acadêmico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

2.4 Os estagiários não serão remunerados, não pagarão mensalidades e nem manterão vínculo empregatício com a Instituição envolvida no programa, Santa Casa de Campo Grande – MS. 

3- DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição implica no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas por este edital, das quais o candidato não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento.

3.1.1 Antes de efetuar sua inscrição, o candidato deverá tomar ciência do edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos e aceite todas as características do programa.

3.2 Perfis do candidato: poderão inscrever-se para seleção, acadêmicos de Odontologia em cursos reconhecidos pelo MEC, que cursem os últimos semestres de graduação em 2018.

3.2.1 Acadêmicos de outros semestres do curso de odontologia que participarem do programa serão classificados como treineiro e não concorrerão as vagas ofertadas no concurso.

3.3 Local e período das inscrições: as inscrições poderão ser realizadas diretamente na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande, sito à Rua Eduardo Santos Pereira número 88, Centro – CEP 79002251 – Campo Grande – MS, tel. 67 3382 0502, de 06 de novembro de 2017 à 12 de janeiro de 2018, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h00 as 11h00 e 14h00 as 17h00.

3.4 Documentações exigidas no ato da inscrição:

  1. a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo candidato.
  2. b) Cópia da cédula de identidade com foto.
  3. c) Cópia do CPF, caso seu número não esteja contido na cédula de identidade.
  4. f) Cópia do histórico escolar do curso de graduação.
  5. g) Cópia da declaração de matricula no curso de odontologia, constando o ano de formatura, expedido por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação.
  6. h) Curriculum vitae atualizado, com cópias documentais, contendo numeração em

todas as folhas.

3.5 A declaração falsa ou inexata de dados constantes na inscrição, bem como a

apresentação de documentos falsos, determinará o imediato cancelamento da

inscrição irregular, e a consequente anulação de todos os atos relativos à mesma. 

4- DATA E LOCAL DE PROVA

4.1 Dia 05 de fevereiro de 2018 das 8h00 às 12h00 horas (horário local).

4.2 Local: Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” – Centro de Treinamento, Rua Rui Barbosa 3.901 – Centro – Campo Grande MS

Eduardo Santos Pereira, 88, Centro – Campo Grande – MS.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

5- DA PROVA DE SELEÇÃO

5.1 Das Disposição Gerais.

5.1.1 A seleção dos candidatos ao estágio em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande, para o ano de 2018, será realizada em uma etapa.

5.1.2 Os candidatos deverão apresentar-se 30 minutos antes do início da realização da etapa do certame, munidos do comprovante de inscrição e do original de um documento de identificação com foto. A carteira de motorista e a carteira do Conselho Regional de Odontologia podem também ser apresentados como documentos de identificação.

5.1.3 Tendo em vista a natureza do processo, durante a prova não será permitido o manuseio de aparelhos eletrônicos, tais como telefone celular, smartphone, mp3 player, tablet, máquina fotográfica, receptores e todo e qualquer material ou instrumento que possa ser utilizado como fonte de consulta.

5.2.1 A seleção constará de uma prova teórica versando sobre os conhecimentos do conteúdo programático e baseada na bibliografia recomendada.

5.2.2 Não serão computadas no cartão de respostas as questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.2.3 O candidato deverá identificar seu cartão resposta e assinalar suas respostas utilizando-se de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, e ao terminar a prova, deverá entregar ao fiscal da sala o Caderno de Prova, juntamente com seu cartão resposta.

6- DA CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

6.1- O preenchimento das vagas oferecidas pelo programa será feito de acordo com a classificação final, em ordem decrescente, do candidato que alcançar o maior número de pontos respeitando-se o número de vagas oferecidas.

6.2- Se ocorrer empate no total de pontos, a classificação final, para fins de divulgação do resultado final do concurso, dar-se-á de acordo com os seguintes critérios em ordem decrescente e excludente:

  1. b) maior nota na média nas disciplinas de cirurgia
  2. d) candidato com mais idade

6.3- Caso haja desistência de algum candidato, mesmo que haja iniciado o programa, será convocado o próximo candidato aprovado, no período máximo de 60 dias após o início do programa.

6.4- Os candidatos aprovados deverão comparecer a Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” sita a Rua Eduardo Santos Pereira 88 – Centro – Campo Grande MS, para realização da matrícula no período indicado.

7- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O gabarito será divulgado no dia 05 de fevereiro de 2018 as 15h na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa, no site: www.residenciactbmf.com.br. Nenhum resultado será fornecido por telefone.

7.2 O prazo para apresentação de recursos será das 15:00h do dia 05 de fevereiro de 2018 até as 15:00h do dia 06 de fevereiro de 2018.

7.3 O resultado dos recursos será divulgado as 17:00h do dia 06 de fevereiro de 2018 na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” e no Site www.residenciactbmf.com.br.

7.3 O resultado final do concurso será divulgado no dia 07 de fevereiro de 2018 a partir das 14:00h na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa”Dr William Maksoud”, no site: www.residenciactbmf.com.br. Nenhum resultado será fornecido por telefone. 

8-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Os casos especiais, em que esse edital for omisso, serão apreciados e julgados pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande –MS.

8.2 A matrícula dos candidatos aprovados é etapa obrigatória e será realizada nos dias 19 a 23 de fevereiro de 2018 na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” à Rua Eduardo Santos Pereira 88 – Centro – Campo Grande MS no horário das 08:00 às 11:00h  e  das 14:00h às 17:00 horas.

Campo Grande –MS , 27 de Outubro de 2017.

Dr. Everton Floriano Pancini

Chefe do Serviço de CTBMF da Santa Casa

Campo Grande, 27 de outubro de 2017.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 1- ANATOMIA E FISIOLOGIA CRÂNIO-FACIAL

2- AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA E EXAMES COMPLEMENTARES

3- EMERGÊNCIAS MÉDICAS

4- ASSEPSIA, ANTISSEPSIA, ESTERILIZAÇÃO E BIOSSEGURANÇA

5- PRINCÍPIOS DE TÉCNICA CIRÚRGICA

6- REPARAÇÃO TECIDUAL

7- TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

8- ANESTÉSICOS E TÉCNICAS ANESTÉSICAS

9- EXODONTIAS (DENTES INCLUSOS E ERUPCIONADOS)

10- DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS ORAIS

11- VISÃO GERAL DE FRATURAS FACIAIS

12- IMAGIOLOGIA ORAL E MAXILOFACIAL 

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

  • Andrade, E.D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. São Paulo, Artes Médicas, 1999.
  • Malamed, S.F. Manual de anestesia local. Rio de Janeiro, 5.ed, Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 320p.
  • Miloro, M. et al. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial de Peterson. São Paulo: Santos, 2 ed., vol I e II, 2008.
  • Peterson, L.J., Ellis III, E., Hupp Jr., Tucker, M.R. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 880p.
  • Neville, W.B. et al. Patogia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1998.
  • Madeira MC. Anatomia Da Face: Bases anatomofuncionais para a prática odontológica, 8ªEd. 2013.

 

 Anexo 1- Requerimento de Inscrição

Ilustríssimo Professor Mestre Herbert de Abreu Cavalcanti, Coordenador do Programa de Estágio em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Campo Grande.

 

Eu_____________________________________________,R.G.n°____________,

natural de _________________, Estado ____, Nascido(a) dia ___/ ___/___, filho(a) de ________________________________________________________, e de ________________________________________________, na categoria de acadêmico de Odontologia com ano de formatura previsto para ____________  na instituição _________________________________________ venho requer de Vossa Senhoria minha inscrição no Concurso de seleção para preenchimento de vaga ao Programa de Estágio em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, estando ciente de todas as informações contidas no edital do concurso e aceitando todas as regras impostas pelo programa.

 

Campo Grande, _______ de __________________________ de 20___.

 

Endereço para correspondência:________________________________________

__________________________________________________________________

Complemento ___________ CEP ___________ Fone  ______________________

Cidade ________________ Estado ___________

e-mail ___________________________________ Celular ___________________

 

Assinatura: ____________________________