RESIDÊNCIA

cropped-Cabeçalho_Site_v1.2.png

EDITAL DE CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA EM

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL DA

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CAMPO GRANDE

 HOSPITAL SANTA CASA – 2015

 

A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CAMPO GRANDE – HOSPITAL SANTA CASA torna publico o presente edital, para seleção de candidatos ao Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande, para atuação em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com duração de 36 (trinta e seis meses).

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. Serão ofertadas (2) duas vagas para cirurgiões-dentistas.

2- DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

2-1 A Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial terá duração de 36 meses.

2-2 A carga horária total do Curso será de 8.040 horas. Para cada ano de curso o   residente gozará de 30 dias de férias.

2-3 Modalidade do curso: tempo integral com dedicação exclusiva.

2-4 Os Residentes não manterão vínculo empregatício com a Instituição envolvida no programa, Santa Casa de Campo Grande – MS.

2-5 O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Associação Beneficente de Campo Grande – Hospital Santa Casa cumpre todos os requisitos da Resolução CFO-27/2002 que baixa normas sobre Residências Odontológicas.

3- DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição implica no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas por este edital, das quais o candidato não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento, bem como da bibliografia utilizada para este concurso, a qual será aplicada no Concurso e durante a  o programa.

3.1.1 Antes de efetuar sua inscrição, o candidato deverá tomar ciência do edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos e aceite todas as características do programa.

3.2-  Do Perfil do candidato:

Poderão inscrever-se profissionais graduados em Odontologia em cursos reconhecidos pelo MEC.

3.3 Local  e  período das inscrições:

As inscrições serão realizadas diretamente na Fundação Centro de Estudos William Maksoud, na Santa Casa de Campo Grande, sito à Rua Eduardo Santos Pereira nº.88, Centro – CEP 79002-251 – Campo Grande – MS, Tel (67) 3382-0502 / (67) 9295-9266 / (67) 8136-3126  de 17 de novembro de 2014 à 19 de dezembro de 2014, de segunda à sexta feira, no horário das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h. As inscrições não serão prorrogadas, encerrando-se no dia e horário fixados neste edital.

3.4 Valor da inscrição:

A taxa de inscrição é no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais)

3.5 Documentação exigida no ato da Inscrição:

Todas as cópias exigidas abaixo deverão vir autenticadas em cartório ou acompanhadas do original para comprovação de sua autenticidade por funcionário designado na  Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “ William Maksoud”.

  1. a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo candidato ou por seu procurador legalmente indicado (anexo 1). O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento do requerimento de
inscrição;
  2. b) Cópia da cédula de identidade com foto;
  3. c) Cópia do CPF, caso seu número não esteja contido na cédula de identidade;
  4. d) Carteira de registro do Conselho de Odontologia ou protocolo de inscrição para os profissionais já diplomados em Odontologia;
  5. e) Cópia do comprovante de quitação com o serviço militar (somente para o sexo masculino);
  6. f) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
  7. g) Cópia do diploma de graduação expedido por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação;
  8. h) Curriculum vitae atualizado, contendo cópias de comprovantes documentais;
  9. i) Admitir-se-á a inscrição por procuração com firma reconhecida em cartório. As informações fornecidas ao certame e a obediência dos prazos são de responsabilidade exclusiva do procurador do candidato;
  10. j) Será aceita a inscrição por correspondência para os candidatos de outras cidades. Os documentos exigidos devem ser enviados via SEDEX. O endereço para envio é o da Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. Willian Maksoud”, sito à Rua Eduardo Santos Pereira número 88, Centro, CEP: 79002-251 – Campo Grande – MS. Não serão aceitas as inscrições cujas correspondências forem recebidas após as 17:00 horas do dia 19 de dezembro de 2014.
  11. l) A declaração falsa ou inexata de dados constantes na inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos, determinará o imediato cancelamento da inscrição irregular, e a consequente anulação de todos os
atos relativos à mesma;
  12. m) O Candidato que concluir a graduação no exterior poderá inscrever-se ao concurso, desde que possua diploma revalidado e registro no Conselho Federal de Odontologia, possua visto de permanência e proficiência em Português;
  13. n) Após a efetivação da inscrição, não serão permitidas alterações nas informações e nem acréscimos de documentações no Curriculum vitae;
  14. o) Anular-se-á, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que satisfazia a todas as condições estabelecidas neste Edital, o que poderá ocorrer a qualquer tempo em que seja constatada tal irregularidade;
  15. p) Os casos omissos deverão ser resolvidos pela comissão de seleção;
  16. q) Não serão aceitas inscrições cujos formulários e/ou documentos estejam incompletos;
  17. r) Os candidatos não selecionados deverão retirar a documentação até o último dia útil do mês de fevereiro de 2015, após esta data sua documentação será inutilizada.

4- DATA E LOCAL DE PROVA

4.1 Dias 05 de fevereiro de 2015 das 08:00 às 12:00 horas (horário local) e 07 de fevereiro de 2015  a partir das 08:00 horas (horário local).

4.2 Local: Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande, Rua Eduardo Santos Pereira, 88,  Centro – Campo Grande – MS.

5- DAS ETAPAS E DAS PROVAS

5.1-  Das Disposição Gerais.

5.1.1 A seleção dos candidatos à Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande, para o ano de 2015, será realizada em duas etapas.

5.1.2 Os candidatos deverão apresentar-se 30 minutos antes do início da realização das etapas do certame, munidos do comprovante de inscrição e do original de um documento de identificação com foto. A carteira de habilitação e a carteira do Conselho Regional de Odontologia podem também ser apresentados como documentos de identificação.

5.1.3 Não haverá segunda chamada para nenhuma etapa, assim como as etapas não serão aplicadas fora dos horários e dos locais estabelecidos.

5.1.4 Tendo em vista a natureza do processo, durante as etapas não será permitido o manuseio de aparelhos eletrônicos, tais como bip, Pager, telefone celular, mp3 player, agenda eletrônica, máquina fotográfica, receptores e todo e qualquer material ou instrumento que possa ser utilizado como fonte de consulta;

5.1.5 Serão aprovados para a segunda etapa, candidatos que alcançarem 60% de aproveitamento na prova teórica ou o maior número de pontos em ordem decrescente, respeitando-se o número de quatro (04) candidatos, sendo 02 candidatos por vaga oferecida.

5.2-  Da Primeira Etapa (Prova Teórica)

5.2.1 A primeira etapa, de caráter eliminatório constará de uma prova teórica versando sobre os conhecimentos do conteúdo programático e baseada na bibliografia recomendada (anexo 2). A prova escrita terá 50 questões de objetivas, cada uma com 5 alternativas (0,2 pontos cada questão), com somente uma resposta certa.

5.2.2 Não serão computadas no cartão de respostas as questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.2.3 O candidato deverá identificar seu cartão resposta e assinalar suas respostas utilizando-se de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e ao terminar a prova, deverá entregar ao fiscal da sala o caderno de prova, juntamente com seu cartão resposta.

5.2.4 A prova da primeira etapa será aplicada dia 05 de fevereiro de 2015, no período de 08:00 às 12:00 horas na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud”. Após o início da prova não será permitida a entrada do candidato
seja qual for o motivo alegado.

5.2.5 Será divulgado o gabarito da Prova Teórica no dia 05/02/2015, às 15:00 horas, na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande e pelos sites www.residenciactbmf.com.br  e www.cesantacasa.com.br

5.2.6 Os recursos referentes as questões da prova teórica serão aceitos do dia 05 de fevereiro de 2015 a partir das 16:00 horas ao dia 06 de fevereiro de 2015, às 16:00h  na Fundação Centro de Estudos, devidamente justificadas na bibliografia oferecida.

5.2.7 O resultado dos recursos e a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase serão liberados no dia 06 de fevereiro de 2015, às 17:00 horas na Fundação Centro de Estudos  e pelos sites  www.residenciactbmf.com.br e www.cesantacasa.com.br

5.3- Da Segunda Etapa (Entrevista + Prova Oral)

5.3.1 A segunda etapa, de caráter classificatório, constará de entrevista e da prova oral.

5.3.2 A entrevista e a prova oral será realizada dia 07 de fevereiro de 2015 a partir das 08:00 horas na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande.

5.3.3 O não comparecimento do candidato à entrevista implicará na sua automática eliminação do certame, independente do motivo alegado.

5.4.1 O conteúdo da prova oral é definido pelos preceptores, baseado nos conhecimentos do conteúdo programático e de acordo com a bibliografia recomendada. Será realizada logo após a entrevista no mesmo local e horário.

6- DA CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

6.1- O preenchimento das vagas oferecidas pelo programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da  Associação Beneficente de Campo Grande –Hospital Santa Casa será feito de acordo com a classificação final, em ordem decrescente, do candidato que alcançar o maior número de pontos, resultante da soma das notas obtidas nas duas etapas respeitando-se o número de vagas oferecidas.

6.2- Caso haja desistência de algum candidato, mesmo que haja iniciado o programa, será convocado o próximo candidato aprovado, no período máximo de 60 dias após o início da residência.

6.3- Os candidatos aprovados deverão comparecer a Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande para realização da matrícula no período indicado. O não comparecimento no período implicará em perda da vaga. O candidato suplente que for convocado terá prazo de dois dias úteis para realização da matrícula.

6.4- Será automaticamente excluído do Concurso o candidato que:

  1. a) Não comparecer a alguma das etapas.
  2. b) Não apresentar a documentação exigida por este edital.
  3. c) Usar quaisquer meios fraudulentos ou prestar declaração falsa para benefício próprio ou de outrem.
  4. d) Afastar-se da sala de aplicação das provas sem o consentimento do fiscal.
  5. e) Desrespeitar membro da comissão do Concurso.

7- DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

7.1- O resultado final do concurso será divulgado no dia 09 de fevereiro de 2015 a partir das 10:00 horas na Fundação Centro de Estudos e nos sites  www.residenciactbmf.com.br e www.cesantacasa.com.br. Nenhum resultado será fornecido por telefone.

7.2- Os recursos referentes ao resultado final do processo de seleção serão aceitos do dia 09 de fevereiro de 2015 a partir das 14:00 horas ao dia 10 de fevereiro de 2015, às 17:00h  na Fundação Centro de Estudos, devidamente justificadas na bibliografia oferecida.

7.3- O resultado dos recursos e a lista final dos candidatos aprovados serão liberados no dia 11 de fevereiro de 2015, às 08:00 horas na Fundação Centro de Estudos  e pelos sites  www.residenciactbmf.com.br e www.cesantacasa.com.br

8- DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1- Se ocorrer empate no total de pontos, a classificação final, para fins de divulgação do resultado final do concurso, dar-se-á de acordo com os seguintes critérios em ordem decrescente e excludente:

  1. a) maior nota na prova teórica (primeira etapa)
  2. b) maior nota na entrevista e prova oral
  3. d) candidato com mais idade

9- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Não serão fornecidos declarações ou atestados parciais de aprovação.

9.2 A matrícula dos candidatos aprovados é etapa obrigatória e será realizada nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro de 2015 na Fundação Centro de Estudos da Santa Casa no horário das 08:00 às 11:00  e  das 14:00 às 17:00 horas.

9.3 A matrícula deverá ser realizada pelo próprio candidato ou por seu procurador legalmente constituído.

9.4 A assinatura do Termo de Compromisso será efetuada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído no momento da matrícula. O candidato que não assinar o Termo de Compromisso será considerado desistente.

9.5 Os candidatos aprovados com inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia de outros Estados terão que fazer sua inscrição secundária no Conselho de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

9.6 Para efetivação da matrícula o candidato deverá entregar a fotocópia dos documentos abaixo elencados, apresentados com os originais ou autenticados:

  1. a) Título de Eleitor
  2. b) Diploma de graduação em Odontologia ou Declaração de Participação em Cerimônia de Outorga de Grau, emitida por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.
  3. c) Carteira do Conselho Regional de Odontologia ou Protocolo de Inscrição.
  4. d) Duas fotografias recentes no tamanho 3×4.

9.7 O Concurso habilitará o candidato a participar do Programa de Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial, porém na residência o aluno-residente poderá ser desligado do curso se não cumprir com suas obrigações acadêmicas, previstas no Estatuto da Residência.

9.8 O programa de residência em Cirurgia Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande iniciar-se-á no dia 02 de março de 2015.

Campo Grande,  07 de Novembro de 2014.